a


ATAS
Seminário Ensinar com Pesquisa
Ensinar, Pesquisar e Aprender


······························        INÍCIO        CRÉDITOS        EDIÇÃO ATUAL        EDIÇÕES ANTERIORES        CONTATO        ······························





 Apresentação

 Participantes

 Trabalhos

 Ficha Catalográfica

 Caderno de Resumos
EDIÇÕES ANTERIORES - Resumo P05

Ano III [2010]


PARA QUE ENSINAR E PARA QUE APRENDER FÍSICA: COMO FUTUROS PROFESSORES DE FÍSICA RESPONDEM A ESTA QUESTÃO?

Fernanda Angelon Sotto
Cristina Leite

  Muitos professores e licenciandos em suas práticas de estágio já foram questionados pelos alunos sobre o sentido de se aprender física na escola. Isso ocorre, provavelmente, devido a pouca relação entre a física escolar e o mundo a sua volta, sendo assim, o aluno tem dificuldade em perceber a importância da física. Essa questão pode levar o profissional a repensar sobre suas práticas e, até mesmo, questionar-se mais profundamente sobre o porquê de se ensinar e aprender tal conteúdo. Esta pesquisa visa identificar, comparar e analisar como alunos ingressantes e veteranos no curso de licenciatura em física respondem a questionamentos desta natureza. Para tanto, foi respondido, pelos dois grupos, um questionário contendo duas questões, uma delas referindo-se ao para quê ensinar física e a outra sobre para quê aprendê-la. Após a análise desses questionários, identificamos, em cada uma das respostas, seus pontos centrais, e assim, criamos categorias para analisá-las. Separamos as respostas em veteranos e iniciantes para que pudéssemos perceber uma possível mudança, ocorrida ao longo do curso. Veteranos e iniciantes, apresentam pontos de concordância e de discordância. O principal ponto de convergência, no que se refere ao para que ensinar e aprender física, está no fato da física ser capaz de explicar o cotidiano, a natureza e as tecnologias. Como divergência podemos citar que para os iniciantes o para quê aprender física pode ser justificado pelo vestibular, enquanto que isso não consta nos veteranos. Para este último grupo, temos como justificativa a compreensão do caráter de construção humana da ciência.

[Trabalho]

[ANTERIOR]     [PRÓXIMO]