a


ATAS
Seminário Ensinar com Pesquisa
Ensinar, Pesquisar e Aprender


······························        INÍCIO        CRÉDITOS        EDIÇÃO ATUAL        EDIÇÕES ANTERIORES        CONTATO        ······························





 Apresentação

 Participantes

 Trabalhos

 Ficha Catalográfica

 Caderno de Resumos
EDIÇÕES ANTERIORES - Resumo P01

Ano III [2010]


ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL -
OBSERVAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO, AÇÃO E LINGUAGEM


Alessandra Marques Ferreira dos Santos
Vera Bohomoletz Henriques

  Este trabalho tem como objetivo mostrar os resultados das atividades desenvolvidas no projeto: Ensino de Física no Ensino Fundamental – observação, experimentação, ação e linguagem. O interesse dos alunos pela observação de fenômenos naturais e do cotidiano deve ser estimulado pelos professores. A iniciação na linguagem da ciência pode ser introduzida desde os primeiros anos de escolarização. Tendo conhecimento do importante papel do professor no desenvolvimento de habilidades dos alunos, e da importância de se apresentar uma aula mais cativante, ao longo de dezoito meses foram pesquisados temas, que abrangiam os conteúdos de ciências das 6ª a 9ª séries, para a preparação e desenvolvimento de atividades experimentais para o ensino de ciências, para alunos do ensino fundamental ciclo II.
  O material produzido pôde ser analisado por professores de ciências, e aplicado na escola de ensino fundamental EMEF Desembargador Amorim Lima, por alunos/estagiários de Licenciatura em Física, durante seu estágio na disciplina de Práticas em Ensino de Física. Alguns dos roteiros experimentais desenvolvidos foram reunidos em uma cartilha que foi utilizada em dois cursos de atualização de professores, promovidos pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo, através da Comissão de Cultura e Extensão, durante as férias de julho e de janeiro.

[Trabalho]

[ANTERIOR]     [PRÓXIMO]