APRESENTAÇÃO


                 Neste VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - VI ENPEC - a Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências -ABRAPEC - comemorou 10 anos de existência. Fundada em 29 de novembro de 1997 como uma sociedade civil, de caráter científico e educacional, sem fins lucrativos e sem filiação político-partidária, a ABRAPEC tem por finalidade promover, divulgar e socializar a pesquisa em Educação em Ciências, por meio de encontros de pesquisa, escolas de formação para a pesquisa e publicações sobre pesquisa, bem como atuar como órgão representante da área junto a entidades nacionais e internacionais de educação, pesquisa e fomento.

                 As discussões sobre a criação da Associação foram iniciadas no I ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências), realizado em Águas de Lindóia, SP, de 27 a 29 de novembro de 1997, contando com a participação de 135 pesquisadores em educação em ciências. A programação constou de 15 sessões de comunicações oral, onde foram apresentados 57 trabalhos de pesquisa, duas sessões de painéis com 71 trabalhos e três sessões de debates sobre a criação de uma associação de pesquisa em educação em ciências. Na assembléia final do evento, dia 29 de novembro de 1997, foi criada a Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências – ABRAPEC.

                 A ABRAPEC consolidou-se no II ENPEC, realizado em Valinhos - São Paulo, de 01 a 04 de setembro de 1999, com a participação de 171 pesquisadores da área de educação em ciências. A programação contemplou duas conferências, uma palestra, 22 sessões de comunicação oral, nas quais foram apresentados 106 trabalhos de pesquisa e uma sessão de painéis com 57 trabalhos. Foram também realizadas duas assembléias gerais da ABRAPEC, nas quais foi discutido e aprovado o estatuto da Associação.

                 O III ENPEC ocorreu no Park Hotel Atibaia, no período de 07 a 10 de novembro de 2001, em Atibaia, SP, foi promovido pela Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e contou com o apoio do CNPq. Assim como nos encontros anteriores, a organização deu ênfase à apresentação e discussão de trabalhos de pesquisa em educação em ciências. Foi registrada a participação de 234 pesquisadores. Todos os participantes foram autores(as) ou co-autores(as) dos trabalhos apresentados no evento. A programação constou, principalmente, de apresentações de trabalhos de pesquisa em formato de comunicação oral (124) e painel (109), incluiu também conferências (3), uma mesa redonda e discussões em grupos de interesse.

                 O IV ENPEC foi realizado no Hotel Obeid Plaza, na cidade de Bauru - SP, no período de 25 a 29 de novembro de 2003, foi promovido pela Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e contou com o apoio do CNPq, da FUNDUNESP e da UNESP/BAURU. Teve, basicamente, o mesmo formato dos três primeiros; foi dada ênfase à apresentação e discussão de trabalhos de pesquisa em Educação em Ciências e a participação foi condicionada à apresentação de trabalhos de pesquisa, ou seja, que pudessem resultar em produção de conhecimento na área. Os trabalhos foram individuais ou em colaboração, inéditos ou reapresentações, tendo sido comunicados na forma oral ou em painel. Não foram aceitos trabalhos que já haviam sido publicados em revistas. Cerca de 500 trabalhos foram submetidos à apreciação do Corpo de Pareceristas do evento; destes, 259 foram aceitos para apresentação na forma de pôster, 192 foram selecionados para as sessões de comunicação oral; os demais, não foram aceitos. Os critérios utilizados para avaliação dos trabalhos foram fixados pela Comissão Organizadora, após ampla consulta ao corpo de pareceristas, constituído de mestres e doutores na área. Registrou-se a participação de 553 pesquisadores, todos autores e/ou co-autores de trabalhos apresentados no evento. O encontro contou com mesas-redondas, conferências, mini-cursos, palestras, sessões de comunicação oral, sessão de pôsteres e grupos de discussões. Houve uma Sessão de Lançamentos de Livros (sete livros).

                 O V ENPEC foi realizado no Hotel Obeid Plaza, na cidade de Bauru - SP, no período de 28 de novembro a 03 de dezembro de 2005, foi promovido pela Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e contou com o apoio do CNPq, Capes, da FUNDUNESP, da UNESP/BAURU e da FAPEMIG. Teve, basicamente, o mesmo formato dos 4 primeiros encontros, com ênfase na apresentação e discussão de trabalhos de pesquisa em Educação em Ciências. Novamente a participação foi condicionada à apresentação de trabalhos. Foram submetidos 834 trabalhos à apreciação do Corpo de Pareceristas do evento e 739 foram aceitos para apresentação. Destes, 378 foram aceitos para apresentação na forma de comunicação oral e 360 para apresentação na forma de pôster. Esses trabalhos foram distribuídos em 95 sessões de comunicação oral e 12 sessões de painéis. Os critérios utilizados para avaliação dos trabalhos foram fixados pela Comissão Organizadora, após ampla consulta ao Comitê Científico e ao Corpo de Pareceristas. Registrou-se a participação de  945 pesquisadores incluindo professores e estudantes de doutorado, mestrado e iniciação científica, todos autores(as) e/ou co-autores(as) de trabalhados apresentados no evento. O evento contou ainda com mesas-redondas, conferências, sessões de comunicação oral, sessões de pôster. Foi realizada, ainda, a Primeira Escola de Formação de Pesquisadores em Educação em Ciências, da ABRAPEC, no qual foram ministrados 10 cursos de 16 horas cada, prioritariamente para estudantes de mestrado e doutorado na área de Educação em Ciências. Foi também a primeira vez que os Grupos de Trabalho da ABRAPEC, agora em número de 10, realizaram atividades sistemáticas durante o ENPEC.

                 É com satisfação que apresentamos à comunidade de pesquisadores da área de Educação em Ciências estes Anais do VI ENPEC, que contém os textos completos que foram apresentados no Encontro, realizado na última semana de novembro de 2007, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. Os Anais trazem os textos completos apresentados nas diversas sessões de comunicação oral e de painéis, os textos das conferências plenárias e os resumos das mesas-redondas. Esses textos podem ser acessados a partir das respectivas sessões, ou do nome de seus autores ou, ainda, a partir de um mecanismo de busca por palavras-chave, tanto as que foram fornecidas pelos autores quando as podem ser encontradas nos resumos dos trabalhos. O leitor notará que a mudança de escala do evento, observada no V ENPEC em função de um grande aumento no número de trabalhos, manteve-se neste VI ENPEC. Nos 5 dias do evento foram apresentados 601 trabalhos, sendo 407 comunicações orais, dividias em 70 sessões coordenadas e 194 painéis divididos em 12 sessões. Além desses trabalhos, foram apresentadas 2 conferências plenárias e 9 mesas redondas sobre temas variados de interesse da área. Esses trabalhos foram selecionados a partir de 958 trabalhos submetidos, sendo 617 como comunicação oral e 341 como pôster. No dia que antecedeu a abertura do VI ENPEC foi realizada a II Escola de Formação de Pesquisadores em Educação em Ciências, com a oferta de 9 mini-cursos, cada um com 8 horas de duração. Nestes Anais consta também a lista desses cursos com as respectivas ementas. As conferências, mesas redondas e cursos foram selecionadas pela Comissão Organizadora Nacional a partir das sugestões oferecidas pelos sócios da ABRAPEC.

               As Comissões  Organizadoras Nacional e Local agradecem as agências de financiamento – CNPq, CAPES, FAPESP. FAPEMIG e FAPERGS pelo apoio ao evento. Agradecem também ao FoCo/CECIMIG da Faculdade de Educação da UFMG, a todo o seu pessoal e aos alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG pelo apoio inestimável na organização científica do evento. Agradecem, ainda, aos monitores, alunos de graduação da UFSC, e aos alunos e professores do Programa de Pós-Graduação Educação Científica e Tecnológica da UFSC, pelo apoio à realização do evento em Florianópolis. A Diretoria da ABRAPEC agradece, finalmente, a todos os colegas que arbitraram os trabalhos e aos colegas brasileiros e estrangeiros que aceitaram os convites para participar das mesas e conferências deste VI ENPEC. A disponibilidade de todas essas pessoas tornou possível a realização deste evento.

              Desejamos a todos que usufruam da riqueza e diversidade da produção científica brasileira na área de educação em ciências que estes Anais representam. Que o conteúdo dos Anais do VI ENPEC contribua para os diversos grupos de pesquisa e programas de pós-graduação aqui representados e para a melhoria da qualidade da educação científica no Brasil.
Belo Horizonte, 31 de dezembro de 2007


Eduardo F Mortimer
Presidente da ABRAPEC