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ENCONTROS
PIBID-IFUSP

Encontros do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
do Instituto de Física da Universidade de São Paulo


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 Caderno de Resumos
EDIÇÃO ATUAL - Resumo P07

Ano I [2014]


   A nanotecnociência tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Apesar de seus produtos já estarem incorporados no cotidiano das pessoas, poucas conhecem sobre o assunto (ALVES FILHO, 2008). Embora pesquisas revelem este desconhecimento, elas também mostram uma preocupação em tornar a população conhecedora desta área. Dessa forma, cursos sobre aplicações da nanotecnologia têm sido desenvolvidos para motivar estudantes a explorarem este conhecimento nos diferentes campos de estudos (LIMA, ALMEIDA, 2012) . Nesta perspectiva, apresenta-se uma proposta de ensino desenvolvida no contexto do Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, que procura promover tal discussão com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio Técnico, destacando-se o uso da nanotecnologia em suas áreas de formação (Informática para Internet, Logística e Química). Trata-se de uma tentativa de elaborar uma intervenção estruturada nos Três Momentos Pedagógicos (3MP), organizadores do trabalho que se originaram da tentativa de se por em prática a educação problematizadora de Paulo Freire no contexto da educação formal (MUENCHEN; DELIZOICOV, 2010). Esta escolha foi feita porque os 3MP procuram garantir o uso sistemático da dialogicidade, o que torna possível discutir temas selecionados a partir da problematização das falas dos alunos. Entre as atividades propostas há uma discussão sobre o avanço tecnológico e as mudanças sociais, tarefas envolvendo uso de diferentes instrumentos de medida e uma apresentação de pôsteres elaborados pelos alunos sobre aplicações da nanotecnologia em áreas que eles escolheram (ambiental, alimentícia, engenharia têxtil, saúde e tecnologia da informação). Uma análise preliminar das explicações elaboradas pelos alunos sobre o que é “nano”, apresentadas em um questionário final, indica que a maioria dos estudantes sabem relacionar “nano” à sua respectiva escala e que se trata de uma tecnologia que manipula átomos ou moléculas. Espera-se que esta proposta possa motivar outros professores a realizar discussões com seus alunos envolvendo temas da nanotecnologia.
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