a
|
ENCONTROS
PIBID-IFUSP
Encontros do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do Instituto de Física da Universidade de São Paulo
|
······························
······························
|
|
|
EDIÇÃO ATUAL - Resumo P07
Ano I [2014]
Neste trabalho é feito o relato do planejamento e da rotina das aulas da professora supervisora através de observação das aulas (eletricidade) e da vivencia das aulas ministradas (magnetismo) em duas turmas do ensino médio de uma escola publica da zona norte de São Paulo com o intuito de compreender e obter o gerenciamento de classe de um modo mais eficaz.
Entendemos o gerenciamento de classe, ou disciplina, como o comportamento expresso por um grupo de alunos ou de uma turma inteira durante uma aula. Um gerenciamento adequado deve manter uma classe motivada e buscar comportamentos como ordem, atenção, respeito, interesse e participação. Para tanto, O planejamento e o replanejamento constante das aulas e das atividades são etapas muito importantes que integram os conteúdos abordados com a aprendizagem efetiva.
Fizemos um planejamento fundamentado na teoria do construtivismo utilizando técnicas como problematização, demonstração, experimentação e atividades em grupo, aliado a formalização do conhecimento científico e de aspectos históricos. Aplicado em uma turma do 3º ano procuramos a contribuição do aluno, oferecendo atividades investigativas e problematizadoras, sempre com atividades experimentais, quando possível, sempre acompanhada de questionamentos que o façam pensar, dando suporte à discussão coletiva e ajudando o aluno a construir seu próprio modelo.
Como resultado, obtivemos um bom gerenciamento de classe através da participação ativa destes alunos evidenciada pela curiosidade, bom comportamento, atenção nas exposições, interesse nas atividades e busca do conhecimento. Um fator que pode ter influenciado no resultado é a baixa quantidade de alunos (20) comparados a outras turmas. Contudo, também acompanhamos uma turma de 2º ano com 40 alunos muito indisciplinada e que não haviam conhecido a professora supervisora anteriormente, mas após a aplicação de um plano e de atividades semelhantes no começo do ano o quadro foi revertido originando também um bom gerenciamento de classe.
| |