a


ENCONTROS
PIBID-IFUSP

Encontros do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
do Instituto de Física da Universidade de São Paulo


······························        INÍCIO        CRÉDITOS        EDIÇÃO ATUAL        EDIÇÕES ANTERIORES        CONTATO        ······························





 Apresentação

 Participantes

 Trabalhos

 Ficha Catalográfica

 Caderno de Resumos
EDIÇÃO ATUAL - Resumo P07

Ano I [2014]


   O trabalho foi realizado na escola E.E. Gabriel Ortiz, em duas salas do 2º ano do Ensino Médio nas aulas de Física. Analisamos aspectos do ensino sobre quais atividades proporcionam melhor aprendizado deFísica.
   No início do trabalho, realizamos uma observação das aulas, quando estabelecemos hipóteses quanto ao tipo de atividades que propiciariam bom ambiente de aprendizagem, analisando a receptividade quanto aos tipos de aulas que foram elaboradas pela professora. Essas observações foram feitas a partir de de situações de disciplina e indisciplina, participação dos alunos em discussões, e realização de tarefas propostas.
   Percebemos que os alunos participavam mais das aulas quando estavam em ação, ao serem propostas atividades que dependiam de sua participação ativa. Aulas expositivas se tornavam propícias para a dispersão dos alunos.
   Diante de alguns problemas comuns do ambiente escolar (ausências constantes dos alunos, não cumprimento dos horários das aulas, entre outros) passamos para a segunda parte do trabalho, que constava da elaboração de um plano de ensino que tentasse ao máximo corresponder essa necessidade dos alunos, com aulas mais interativas, demonstrações, experimentos e recursos multimídia. Com a aplicação do plano, percebemos que ele poderia sofrer modificações para a melhor interação dos alunos, trazendo questões referentes ao cotidiano. Percebemos que esta última ideia gerou resultados positivos.
   Ainda pretendemos dar continuidade ao nosso trabalho, aperfeiçoando a elaboração do plano de ensino, lançando mão novamente do cotidiano. Para tanto acreditamos na construção de um plano que parte de um tema geral da física aplicada, propiciando ainda mais uma visão da Física como uma ciência que está presente nos fenômenos na natureza.
   Para um melhor resultado, esses temas podem ser escolhidos juntamente com os alunos para que possamos conhecer melhor seus interesses, e colocá-los mais na posição de protagonistas no seu processo de aprendizagem.
[PDF]

[ANTERIOR]     [PRÓXIMO]