a


ENCONTROS
PIBID-IFUSP

Encontros do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
do Instituto de Física da Universidade de São Paulo


······························        INÍCIO        CRÉDITOS        EDIÇÃO ATUAL        EDIÇÕES ANTERIORES        CONTATO        ······························





 Apresentação

 Participantes

 Trabalhos

 Ficha Catalográfica

 Caderno de Resumos
EDIÇÃO ATUAL - Resumo P03

Ano I [2014]


ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE UM JOGO PARA AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS EM MAGNETISMO

Fábio da Silva Cruz
Mario Rodrigues de Oliveira Filho (supervisor)
Anne Louise Scarinci (coordenadora)

   Este trabalho analisa a elaboração de um jogo, usado como uma estratégia didática para ser aplicada na escola E.E. Emygdio de Barros, sob supervisão do professor Mario. O jogo foi aplicado na quarta aula do tema de magnetismo, e tinha o objetivo (conceitual) de avaliar o conhecimento sobre propriedades magnéticas de ímãs permanentes. A avaliação na forma de um jogo foi pensada com o intuito de motivar os alunos, pois se considerou que esta atividade constituiria uma novidade, não usual na rotina deles na escola. Portanto, a avaliação dos resultados deve levar em conta dois aspectos, o motivacional e a aprendizagem.
   O jogo teria 15 perguntas, divididas em dois níveis (fácil / desafiador). Cada grupo deveria fazer a pergunta para outro grupo e o grupo que acertasse mais ganharia o jogo. A análise nos levou a considerar alguns fatores: i) as regras do jogo não favoreceram a avaliação da aprendizagem, pois não estava previsto o que seria feito caso o grupo errasse uma resposta. Dessa forma, o erro não foi adequadamente trabalhado; ii) Houve também uma necessidade de modificação improvisada de algumas regras, o que gerou insatisfação e indisciplina; iii) o espírito excessivamente competitivo de alguns grupos nos levou a refletir até que ponto atividades como jogos realmente auxiliam na aprendizagem, ou se os alunos as encaram como apenas um jogo.
   Através da análise da atividade proposta e com ajuda dos referenciais teóricos usados na análise, foi possível pensar em uma reelaboração do jogo para que contemple melhor os objetivos almejados.

[PDF]

[ANTERIOR]     [PRÓXIMO]