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Seminário Ensinar com Pesquisa
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EDIÇÃO ATUAL - Resumo P01

Ano V [2012]


OS LIVROS DIDÁTICOS APROVADOS NO PNLEM 2012:
UM OLHAR A PARTIR DOS EXERCÍCIOS DE MECÂNICA


Alessandro Aparecido Lopes Garcia
Cristina Leite (orientadora)

   Dada a importância dos livros didáticos no cenário educacional, faz-se necessário uma análise deste material. Uma vez que o tema da mecânica tem sido um dos temas mais abordados no Ensino Médio, resolvemos analisar mais especificamente a parte referente aos exercícios propostos pelos livros. Sendo assim, dividimos a mecânica em 8 subtemas, que são: cinemática, energia, forças, momento, gravitação, hidrodinâmica, estática e equilíbrio. Dessa forma, analisamos sob a perspectiva da quantidade e da distribuição dos exercícios em cada subtema da mecânica. A quantidade de exercícios de mecânica em cada livro é bem distinta, em média por volta de 600 em cada livro. Os que possuíam menos exercícios tinham por volta de 400 (livros 1 e 5) no total, e os que possuíam mais, quase 1000 (livros 3 e 4). Todos os livros, com exceção do livro 1, têm a maior parte dos exercícios focados em cinemática (que é disparado o subtema com maior número de exercícios), energia e forças, e uma quantidade muito pequena sobre astronomia, com exceção de dois livros (livros 1 e 2) que possuem uma quantidade maior neste tema que os demais. Porém, o número de exercícios por si só não nos diz muita coisa sobre a divisão de exercícios em cada tema e não nos dá um parâmetro de comparação entre os livros, por isso foi analisado também a participação percentual destes comparado ao livro como um todo. A vantagem dessa análise é ver quanto uma quantidade de exercícios representa nos exercícios do livro no total. Por exemplo, os livros 3 e 5 possuem 260 e 146 exercícios de cinemática, respectivamente. Porém, esses 146 representam uma porcentagem maior no livro 5 (39%) do que os 260 do livro 3 (25%). É possível também ver melhor a diferença ente os livros, pois a quantidade total de exercícios não é levada em conta. Podemos ver que alguns temas são mais frequentes que os demais (cinemática, forças e energia, que são em média 28%, 18% e 15%, respectivamente), e alguns possuem uma participação muito baixa (em especial a astronomia, que chega a ser menos de 1%, e também gravitação e estática, com 7% e 5% cada um).

Referências Bibliográficas
GONZATTI, S. E. M.; BORRAGINI, E. F.; A linguagem de livros didáticos de Física: uma análise no contexto do estudo da mecânica; Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2011

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