a


ATAS
Seminário Ensinar com Pesquisa
Ensinar, Pesquisar e Aprender


······························        INÍCIO        CRÉDITOS        EDIÇÃO ATUAL        EDIÇÕES ANTERIORES        CONTATO        ······························





 Apresentação

 Participantes

 Trabalhos

 Ficha Catalográfica

 Caderno de Resumos
EDIÇÕES ANTERIORES - Resumo P03

Ano IV [2011]


  O documento dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) assinala que as disciplinas científicas têm deixado de lado os desenvolvimentos realizados durante o século XX, e sugere então uma renovação de conteúdos que proporcione condições aos alunos para que eles possam desenvolver uma visão de mundo atualizado. Por outro lado, a mídia tem desempenhado uma função que deveria ser também da escola, a saber, de tornar possível o acesso aos avanços da ciência a todas as pessoas, assegurando-lhes uma alfabetização cientifica e tecnológica. A mídia divulga descobertas da ciência que acabam por despertar a curiosidade dos alunos sobre determinados conceitos físicos e fenômenos. Contudo, muitas vezes os alunos se deparam, nas aulas de física, com assuntos que não tem uma relação direta com aquilo que eles vêem fora da escola e nos diversos meios de divulgação científica. Dentre eles, estão as teorias relativísticas desenvolvidas no início século passado: a Teoria da Relatividade Especial e a Teoria da Relatividade Geral. Num trabalho realizado no curso Produção de Material Didático, durante o primeiro semestre de 2011, elaboramos um material, em forma de livro didático, onde concretizamos uma proposta de inserção destes temas no ensino de física. Acolhendo os apontamentos do PCN, procuramos apresentar o “desenvolvimento histórico dos modelos físicos para dimensionar corretamente os modelos atuais, sem dogmatismo ou certezas definitivas”, com o intuito de transmitir a mensagem de que se deve “(...) compreender o conhecimento científico e o tecnológico como resultados de uma construção humana, inseridos em um processo histórico e social”. Assim, nosso texto faz uma incursão história pelos principais episódios históricos que antecederam a criação das teorias relativísticas. Discutimos conceitos centrais das teorias clássicas da mecânica e do eletromagnetismo, como o espaço absoluto, o éter e os campos, que foram essenciais para o surgimento das teorias da relatividade especial e geral.

[Trabalho]

[ANTERIOR]     [PRÓXIMO]