Andar a pé gasta mais...
Podemos estimar o tamanho de um átomo a
partir do conhecimento do número de Avogadro, 6.1023, e da densidade
e massa atômica de um elemento. Por exemplo, a densidade do alumínio é
2,7 g/cm3 e sua massa atômica é 27 (ou seja,
Você pode fazer a mesma estimativa para o
chumbo, cuja massa atômica é 207 e a densidade é 11,3 g/cm3.
Você concluirá que o volume ocupado por cada um dos átomos de chumbo
corresponde a um cubo de 3,1.10‑8 cm.
Átomos de diferentes elementos são
aproximadamente do mesmo tamanho: da ordem de 2.10‑8 cm
a 3.10‑8 cm, variando muito pouco de elemento para
elemento. Sendo assim, podemos dizer que o tamanho equivalente de uma camada
atômica é da ordem de 2.10‑8 cm (2 angstrons).
Vamos agora fazer contas mostrando o
desgaste equivalente envolvendo algumas superfícies do nosso dia-a-dia.
Átomos,
solas de sapatos e pneus
Quanto da sola de seu sapato é gasta a
cada passo? Para estimar isso, precisamos saber quantos passos damos
a cada dia e quanto tempo demora para gastar uma sola de sapato. Andamos, aproximadamente metros. Finalmente
aproximando um passo humano por um comprimento de
vezes. Usando um mesmo
calçado durante todo esse ano de caminhada, podemos estimar um desgaste de
cerda de
na sola do calçado.
Pronto: agora vem nossa conta. Sabendo que o
tamanho médio de um átomo é 2 angstrons () podemos dizer que a cada passo provocamos um desgaste médio
equivalente a cerca de 200 camadas atômicas (lembrando que as superfícies são
formadas por camadas de macromoléculas, por isso do detalhe “desgaste
equivalente”)!
Vamos agora comparar o desgaste do
calçado com o desgaste de um pneu de carro comum. Em geral, fabricantes de pneus
recomendam verificação a cada km e o uso em
segurança de até
km. Então, supondo um diâmetro de
. Sendo assim, para uma vida
útil média recomendada pelo fabricante de
metros, uma roda do
carro dá aproximadamente
voltas.
Supondo um desgaste de
Mais desgaste
Aproveitando que acabamos de comentar
sobre um componente de um automóvel, vamos fazer uma conta a seguir que mostra
o quanto deve ser minucioso o trabalho de engenharia envolvido na fabricação de
motores. Começando pela pergunta: você alguma vez já teve a oportunidade de ver
um motor aberto? Se a resposta for não, quando você tiver essa oportunidade não
esqueça de ver o quanto o bloco de um motor velho tenha se desgastado. Se você
perguntar para um mecânico, provavelmente ele dirá que um cilindro com um
desgaste acima de km, podemos inferir
que a cada 200 vezes que um pistão passa pelo cilindro, há o desgaste de um
equivalente a uma camada atômica!!